São Domingos - Go vai ver Jesus

Esta cidade é maravilhosa e tem muita gente boa que ainda não conhece Jesus, oremos para Deus operar milagres aqui...

This is default featured post 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

27 de maio de 2011

TEMA: COMO VENCER UMA TRAGÉDIA


Texto: At 20. 7-12
      No texto lido, Lucas está narrando parte da terceira viagem missionária de Paulo, que começara no cap.18, na Antioquia. No início do cap. 20, podemos acompanhar sua partida de Éfeso, inicialmente com destino à Macedônia. Chegando lá e cumprindo sua tarefa de fortalecer, exortar e encorajar seus discípulos dirigiu-se à Grécia. Porém, mesmo tendo como objetivo seguir rumo à Síria teve seus planos modificados, pois, chegou ao seu conhecimento que os judeus intencionavam matá-lo, o que fez com que mudasse seu trajeto, passando novamente pela Macedônia.
     Paulo havia feito uma grande coleta para a Igreja de Jerusalém quando esteve em Corinto, e em virtude disso, levava consigo um grupo de acompanhantes. O texto nos fala de sete homens, mas de acordo com IICo 8.16-24, Tito e mais dois irmãos não nominados também faziam parte desse grupo.
     Partiram, então até Filipos, onde Lucas volta a acompanhar Paulo e alguns o precederam chegando ao porto da cidade de Trôade, possivelmente Tíquico e Trófimo, onde o grupo todo permaneceu por uma semana.


Tema: COMO VENCER UMA TRAGÉDIA


1- Enfrentado-a (vv. 9 e 10).         1-1 Levantado morto. (v 9)
      Aquele era verdadeiramente um fato. Não havia como contestar ou duvidar, afinal, Lucas foi testemunha ocular do fato e esse foi seu veredicto como médico, que também era. Uma morte havia acontecido, uma tragédia, algo inesperado. Contudo, em momento algum, o texto nos fala de Paulo ou Lucas, ou qualquer outra pessoa presente no local, tentando justificar o acontecido. É certo que, alguns fatores precedentes poderiam ser levantados como questionamento para a tragédia, como o prolongado discurso de Paulo, a fumaça produzida pelas lamparinas no local, o que provocava muito calor, o que pode ter feito Êutico procurar sentar-se na janela, sua luta em manter-se acordado, pois o texto afirma que ele foi vencido pelo sono, enfim, nenhum destes argumentos foi sequer mencionado, pois já não era relevante àquela altura e sim a verdade de que um jovem havia sido levantado morto. Tinham que encarar aquilo como realidade.

          1.2 Tomando a atitude necessária (v.10ª)        A parte a do verso 10 diz que Paulo interrompeu seu sermão e foi até onde Êutico estava e, com certeza, seguindo o precedente estabelecido por Elias, com o filho da viúva de Serepta e por Eliseu, com o filho da sunamita, inclinou-se sobre ele e o abraçou.
     É interessante observarmos que, de onde Paulo estava ele poderia ter estendido suas mãos e orado, ou, simplesmente orado, ou até, com uma atitude de autoridade, ter chamado o jovem de volta à vida, mas ele não o fez. Paulo foi até Êutico. Ele parou o que estava fazendo e foi. Ele agiu. Simbolicamente, relembrando os profetas, teve um contato físico com o corpo de Êutico, para que de alguma forma, seu corpo pudesse sentir o calor da vida.

2- Tendo fé (v 10b).        2.1- Definição de fé.       Paulo com tranqüilidade, porem com convicção afirmou: não vos perturbeis que a vida nele está.
Más que convicção era essa?
      Tal convicção da parte de Paulo era resultado da fé que ele possuía. E qual o significado de fé?
      Segundo o autor da carta aos Hebreus, a fé é a certeza de coisas que se esperam e a convicção de fatos que não se vê. 
      O novo dicionário da bíblia a define como: o abandono de toda confiança nos próprios recursos. Lançar-se sem reservas nas mãos misericordiosas de Deus. Apegar-se as promessas de Deus em Cristo, dependendo inteiramente da obra terminada de cristo referente à salvação, bem como do poder do Espírito Santo de Deus, que no crente habita, d’Ele receber fortalecimento diário. Fé implica em completa dependência ao Senhor.  

      2.2- A vida nele está.       No momento em que Paulo diz: AVIDA NELE ESTA, ele não quis dizer que Êutico continuava vivo ou que ele apenas desmaiara, mas sim que ele retornara a vida. Paulo não dispunha de qualquer recurso medico naquele instante. Porem, possuía fé, esta certeza de que Deus agiria de forma sobrenatural, caso necessário fosse. Sua fé era tamanha que o fazia confiar ao ponto de, como diz no verso seguinte, ele retorna, celebra a ceia com os demais e continua pregando até o romper da alva.
      Podemos estabelecer um contraste entre a afirmação de Lucas: LEVANTADO MORTO e a frase de Paulo: AVIDA NELE ESTÁ. A intervenção do poder de Deus, mediante a fé de Paulo, fez com que um milagre acontecesse naquele pequeno espaço de tempo. Esse contraste não deixa qualquer duvida de que uma vida que fora extinta foi verdadeiramente restituída.

 

Conclusão: Recapitular as divisões e comentar.
Pr Warley 

TEMA: A ANSIEDADE E O REMÉDIO DE DEUS


Texto: Filipenses 4.6,7
Introdução:
      A ansiedade vem se configurando como um grande problema de nossos tempos. Vida agitada, pressão, stress e a incerteza quanto à solução das preocupações se somam gerando esta doença que tem prejudicado por demais nossa qualidade de vida.
      De acordo com o Dr. Isaac Efraim, médico psiquiatra, podemos definir a ansiedade como uma sensação ou sentimento decorrente da excessiva excitação do Sistema Nervoso Central, que surge ao nos depararmos com situações perigosas, conflitantes e problemáticas como um todo.
      Muitas técnicas de tratamento são apontadas, desde a convencional Terapia ou Análise, até a prática da Yoga. Contudo, humanamente falando, não foi encontrada efetivamente sua cura.
Transição:
      Em todo capítulo 4, o Apóstolo Paulo fala aos crentes de Filipo sobre a alegria no Senhor, regozijo, em que pensar, em gratidão e também como deve ser nossa conduta diante de situações que nos afligem gerando ansiedade dentro de nós.
      Gostaria então, de falar à todos sobre a Ansiedade e o remédio de Deus.
TEMA: A ANSIEDADE E O REMÉDIO DE DEUS
I-                O que devemos evitar:  “Não andeis ansiosos de coisa alguma”
a)      Definir “preocupação”
b)     Falar de exemplos de preocupação na Bíblia, ex: Mt 6.25-32,34
c)      Aplicação: Irmãos, não adianta absolutamente nada eu perder noites e mais noites de sono preocupando-me com coisas que fogem ao meu alcance e pertencem ao agir de Deus. Devemos fugir da ansiedade, pois Deus é quem está julgando nossas causas.

II-              O que devemos fazer?   “Sejam conhecidas diante de Deus as vossas petições”
a)      Como?
b)     Por meio de orações;
c)      Por súplicas;
d)     Com ações de graças.

III-           O que Deus fará? (uma promessa)   “E a paz de Deus...”
a)      Explicação de termos no texto
b)     A paz como resposta de acalento
Conclusão:
Você que está aqui  e que está sentindo o peso do mundo todo em suas costas, que não encontra resposta para suas aflições, quero apresentar-lhe Aquele que é capaz de tomar da sua vida todo jugo e fardo que te sobrecarrega, causados pela ansiedade, Jesus, o único remédio para a verdadeira cura da ansiedade de sua mente e alma.
Miss. Gisela B. F. Debatin

TEMA: O PROPÓSITO DE DEUS PARA A FAMILIA



Texto: Gn 2:18-25.

TEMA: O PROPÓSITO DE DEUS PARA A FAMILIA.

I. É que vivam em Comunhão, v 18.
a)     Envolve Unidade. (casamento)                  
b)     Envolve respeito. (pais e filhos)

II. É que valorizem o cônjuge, v 21-23.
a)     A mulher foi formada do homem e para o homem,
b)     Adão aprovou a obra de Deus, v 23.

III. É que sejam responsaveis socialmente, v 24.
a)     O varão é o responsável pela mulher.
b)     Uma só carne.

Conclusão: recapitular as divisões, argumentar o v 17. A desobediência a Deus destrói qualquer família.

26 de maio de 2011

Reunião Ministério de Casais 20/05/2011 - IPR Samambaia


















24 de maio de 2011

A Arte Expositiva de João Calvino - Steven J. Lawson



BAIXAR



Pai, um homem de valor Rev. Hernandes Dias Lopes


BAIXAR

Origem da Igreja Presbiteriana Renovada "IPRB"


Origem do Presbiterianismo
Pr. Ashbel Green Simonton 

      Dentre as igrejas evangélicas, são chamadas de presbiterianas as que têm sua base teológica na Bíblia Sagrada, fundamentada no pensamento do reformador João Calvino.
      No Brasil, o presbiterianismo nasceu com a vinda de Ashbel Green Simonton, em 1859, primeiro missionário presbiteriano.

     De seu trabalho, surgiu a Igreja Presbiteriana do Brasil.Ao longo dos anos, formaram-se vários ramos, todos eles conservando, na essência, a teologia reformada e a forma de governo presbiterianas. 

IPRB: uma igreja fruto do avivamento 

 
Pr. Palmiro Francisco de Andrade (1924-1991)



Pr. Jonathan Ferreira dos Santos


Pr. Abel Amaral Camargo (1925-1995)

        Fruto do avivamento que se instaurou no meio presbiteriano brasileiro, na década de 60 do século XX, nasceram duas igrejas com características semelhantes e iguais objetivos: a Igreja Cristã Presbiteriana, ICP, em 1968, e a Igreja Presbiteriana Independente Renovada, a IPIR, em 1972.

       A ICP compunha-se dos Presbitérios de Cianorte e Brasil Central, e tinha como líder o Pr. Jonathan Ferreira dos Santos. A IPIR elegeu como seu presidente o Pr. Palmiro Francisco de Andrade. 
       Esse avivamento caracterizou-se por um intenso desejo de conhecer mais a Palavra de Deus, por uma ênfase ao estudo da doutrina do Espírito Santo e por uma vontade de consagrar-se mais a Jesus, através da prática da vida de oração, da pregação ardorosa do Evangelho e da separação dos costumes mundanos.
      A afinidade levou essas igrejas a uma aproximação que veio a resultar na união das duas denominações, no dia 08 de janeiro de 1975, selada numa memorável assembleia constitutiva, realizada em Maringá, PR, nascendo, assim, a Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil, a IPRB.

      A primeira assembleia elegeu como seu primeiro presidente o pastor Abel Amaral Camargo.

      A IPRB adotou o Jornal Aleluia, fundado em 1972, como seu órgão oficial. O Instituto Bíblico de Cianorte fora elevado à categoria de seminário.

      A IPRB nascia com 8.335 membros, 12.497 alunos nas escolas bíblicas dominicais, 84 igrejas, 94 congregações, 7 campos missionários, 59 pastores, 89 evangelistas, 257 presbíteros, 278 diáconos, 97 templos e salões de cultos, 26 casas pastorais, 34 terrenos, 776 assinantes do Jornal Aleluia e 60 alunos no Seminário Presbiteriano Renovado de Cianorte.


Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More