24 de maio de 2011

Origem da Igreja Presbiteriana Renovada "IPRB"


Origem do Presbiterianismo
Pr. Ashbel Green Simonton 

      Dentre as igrejas evangélicas, são chamadas de presbiterianas as que têm sua base teológica na Bíblia Sagrada, fundamentada no pensamento do reformador João Calvino.
      No Brasil, o presbiterianismo nasceu com a vinda de Ashbel Green Simonton, em 1859, primeiro missionário presbiteriano.

     De seu trabalho, surgiu a Igreja Presbiteriana do Brasil.Ao longo dos anos, formaram-se vários ramos, todos eles conservando, na essência, a teologia reformada e a forma de governo presbiterianas. 

IPRB: uma igreja fruto do avivamento 

 
Pr. Palmiro Francisco de Andrade (1924-1991)



Pr. Jonathan Ferreira dos Santos


Pr. Abel Amaral Camargo (1925-1995)

        Fruto do avivamento que se instaurou no meio presbiteriano brasileiro, na década de 60 do século XX, nasceram duas igrejas com características semelhantes e iguais objetivos: a Igreja Cristã Presbiteriana, ICP, em 1968, e a Igreja Presbiteriana Independente Renovada, a IPIR, em 1972.

       A ICP compunha-se dos Presbitérios de Cianorte e Brasil Central, e tinha como líder o Pr. Jonathan Ferreira dos Santos. A IPIR elegeu como seu presidente o Pr. Palmiro Francisco de Andrade. 
       Esse avivamento caracterizou-se por um intenso desejo de conhecer mais a Palavra de Deus, por uma ênfase ao estudo da doutrina do Espírito Santo e por uma vontade de consagrar-se mais a Jesus, através da prática da vida de oração, da pregação ardorosa do Evangelho e da separação dos costumes mundanos.
      A afinidade levou essas igrejas a uma aproximação que veio a resultar na união das duas denominações, no dia 08 de janeiro de 1975, selada numa memorável assembleia constitutiva, realizada em Maringá, PR, nascendo, assim, a Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil, a IPRB.

      A primeira assembleia elegeu como seu primeiro presidente o pastor Abel Amaral Camargo.

      A IPRB adotou o Jornal Aleluia, fundado em 1972, como seu órgão oficial. O Instituto Bíblico de Cianorte fora elevado à categoria de seminário.

      A IPRB nascia com 8.335 membros, 12.497 alunos nas escolas bíblicas dominicais, 84 igrejas, 94 congregações, 7 campos missionários, 59 pastores, 89 evangelistas, 257 presbíteros, 278 diáconos, 97 templos e salões de cultos, 26 casas pastorais, 34 terrenos, 776 assinantes do Jornal Aleluia e 60 alunos no Seminário Presbiteriano Renovado de Cianorte.


0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More