27 de maio de 2011

TEMA: COMO VENCER UMA TRAGÉDIA


Texto: At 20. 7-12
      No texto lido, Lucas está narrando parte da terceira viagem missionária de Paulo, que começara no cap.18, na Antioquia. No início do cap. 20, podemos acompanhar sua partida de Éfeso, inicialmente com destino à Macedônia. Chegando lá e cumprindo sua tarefa de fortalecer, exortar e encorajar seus discípulos dirigiu-se à Grécia. Porém, mesmo tendo como objetivo seguir rumo à Síria teve seus planos modificados, pois, chegou ao seu conhecimento que os judeus intencionavam matá-lo, o que fez com que mudasse seu trajeto, passando novamente pela Macedônia.
     Paulo havia feito uma grande coleta para a Igreja de Jerusalém quando esteve em Corinto, e em virtude disso, levava consigo um grupo de acompanhantes. O texto nos fala de sete homens, mas de acordo com IICo 8.16-24, Tito e mais dois irmãos não nominados também faziam parte desse grupo.
     Partiram, então até Filipos, onde Lucas volta a acompanhar Paulo e alguns o precederam chegando ao porto da cidade de Trôade, possivelmente Tíquico e Trófimo, onde o grupo todo permaneceu por uma semana.


Tema: COMO VENCER UMA TRAGÉDIA


1- Enfrentado-a (vv. 9 e 10).         1-1 Levantado morto. (v 9)
      Aquele era verdadeiramente um fato. Não havia como contestar ou duvidar, afinal, Lucas foi testemunha ocular do fato e esse foi seu veredicto como médico, que também era. Uma morte havia acontecido, uma tragédia, algo inesperado. Contudo, em momento algum, o texto nos fala de Paulo ou Lucas, ou qualquer outra pessoa presente no local, tentando justificar o acontecido. É certo que, alguns fatores precedentes poderiam ser levantados como questionamento para a tragédia, como o prolongado discurso de Paulo, a fumaça produzida pelas lamparinas no local, o que provocava muito calor, o que pode ter feito Êutico procurar sentar-se na janela, sua luta em manter-se acordado, pois o texto afirma que ele foi vencido pelo sono, enfim, nenhum destes argumentos foi sequer mencionado, pois já não era relevante àquela altura e sim a verdade de que um jovem havia sido levantado morto. Tinham que encarar aquilo como realidade.

          1.2 Tomando a atitude necessária (v.10ª)        A parte a do verso 10 diz que Paulo interrompeu seu sermão e foi até onde Êutico estava e, com certeza, seguindo o precedente estabelecido por Elias, com o filho da viúva de Serepta e por Eliseu, com o filho da sunamita, inclinou-se sobre ele e o abraçou.
     É interessante observarmos que, de onde Paulo estava ele poderia ter estendido suas mãos e orado, ou, simplesmente orado, ou até, com uma atitude de autoridade, ter chamado o jovem de volta à vida, mas ele não o fez. Paulo foi até Êutico. Ele parou o que estava fazendo e foi. Ele agiu. Simbolicamente, relembrando os profetas, teve um contato físico com o corpo de Êutico, para que de alguma forma, seu corpo pudesse sentir o calor da vida.

2- Tendo fé (v 10b).        2.1- Definição de fé.       Paulo com tranqüilidade, porem com convicção afirmou: não vos perturbeis que a vida nele está.
Más que convicção era essa?
      Tal convicção da parte de Paulo era resultado da fé que ele possuía. E qual o significado de fé?
      Segundo o autor da carta aos Hebreus, a fé é a certeza de coisas que se esperam e a convicção de fatos que não se vê. 
      O novo dicionário da bíblia a define como: o abandono de toda confiança nos próprios recursos. Lançar-se sem reservas nas mãos misericordiosas de Deus. Apegar-se as promessas de Deus em Cristo, dependendo inteiramente da obra terminada de cristo referente à salvação, bem como do poder do Espírito Santo de Deus, que no crente habita, d’Ele receber fortalecimento diário. Fé implica em completa dependência ao Senhor.  

      2.2- A vida nele está.       No momento em que Paulo diz: AVIDA NELE ESTA, ele não quis dizer que Êutico continuava vivo ou que ele apenas desmaiara, mas sim que ele retornara a vida. Paulo não dispunha de qualquer recurso medico naquele instante. Porem, possuía fé, esta certeza de que Deus agiria de forma sobrenatural, caso necessário fosse. Sua fé era tamanha que o fazia confiar ao ponto de, como diz no verso seguinte, ele retorna, celebra a ceia com os demais e continua pregando até o romper da alva.
      Podemos estabelecer um contraste entre a afirmação de Lucas: LEVANTADO MORTO e a frase de Paulo: AVIDA NELE ESTÁ. A intervenção do poder de Deus, mediante a fé de Paulo, fez com que um milagre acontecesse naquele pequeno espaço de tempo. Esse contraste não deixa qualquer duvida de que uma vida que fora extinta foi verdadeiramente restituída.

 

Conclusão: Recapitular as divisões e comentar.
Pr Warley 

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More